Make your own free website on Tripod.com

Infrmações

CURSO DE MERGULHO AMADOR COM ESCAFANDRO AUTÓNOMO

Pretende-se com a realização de um Curso de Megulho Amador com escafandro autónomo fornecer um conjunto de conhecimentos teórico/práticos sobre a utilização do escafandro autónomo e sobre os aspectos fisiológicos e fisiopatológicos da penetração do Homem no meio subaquático, dado ser uma actividade que envolve certo risco quando se desconhecem as leis e princípios pela qual ela se rege.

A Comissão de Ensino da associação Neptuno - Formação e Tempos Livres é integrante da Comissão de Ensino da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas ( F.P.A.S. ), e consequentemente o programa de Curso de Mergulho Amador, é o desta Federação, e enquadra-se no âmbito do regulado pelo Decreto Lei 48365 de 2 de Maio de 1968 que rege a prática do Mergulho Amador, bem como a forma de funcionamento das acções de formação de novos praticantes. Assim, a emissão do Caderno de Mergulho Amador e respectiva Equivalência Internacional C.M.AS. (Confederação Mundial de Actividades Subaquáticas ) aos candidatos que obtiverem a classificação final de APTO, será feita pela F.P.A.S.

Para obtenção do Caderno de Mergulho Amador, o candidato terá de ter a idade mínima de 17 anos, possuír a escolaridade mínima obrigatória actualmente em vigor, possuir capacidades físicas e psíquicas para a prática desta actividade, e ter o mínimo de aquaticidade, nomeadamente saber nadar.

Para a frequência do Curso deverá ser possuidor do seguinte equipamento :

  Fato Isotérmico

  Máscara

  Tubo Respirador

  Barbatanas

  Cinto de Chumbos ( Lastro )

 

O processo de realização do Curso de Mergulho Amador é o seguinte :

1. Inscrição

2. Exame médico

3. Filiação na F.P.A.S. e Seguro Desportivo

4. Reunião para apresentação do Curso

5. Sessões teóricas e práticas de Piscina e Mar

6. Exames Finais teórico e práticos

7. Atribuição do Caderno de Mergulho e Equivalência C.M.A.S.

 

O custo da frequência do Curso de Mergulho Amador é de Esc. 65.000$00.

No acto da inscrição, o candidato deverá preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO com letra de imprensa, assinà-la e proceder ao pagamento do montante relativo à inscrição ( Esc. 25.000$00 ). De imediato deverá procurar obter a seguinte documentação :

  5 Fotos tipo passe

  RX do Tórax ou Micro

  Electrocardiograma

  Fotocópia do B.I.

  Certificado de Habilitações

  Certidão de Nascimento

 

O exame médico aos candidatos será realizado por um membro da Comissão Médica Nacional da F.P.A.S. - Núcleo de Setúbal - , em dia e hora a indicar posteriormente. No momento da realização do exame médico, deverá o candidato ser portador do electrocardiograma e RX do Tórax.

 

Após a realização do exame médico, será efectuada a filiação do candidato na F.P.A.S. e consequente Seguro Desportivo de âmbito Nacional ( I.N.D.E.S.P. ) .

 

A duração prevista para o Curso de Mergulho Amador é de 5 a 6 semanas, salvo casos imprevistos, nomeadamente condições atmosféricas adversas. As aulas teóricas serão efectuadas durante a semana em horário nocturno e em datas a divulgar posteriormente. As aulas práticas serão efectuadas aos fins-de-semana ( Sábados e Domingos ).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS :

Em conformidade com o Dec. Lei 48365, a obtenção do Caderno de Mergulho Amador não permite a execução de qualquer trabalho subaquático remunerado, bem como a recolha ou captura de quaisquer espécies da flora e fauna subaquática.